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CONSUMIDOR BRASILEIRO NA ERA DIGITAL: ENTRE A CONVENIÊNCIA E A VULNERABILIDADE

  • Foto do escritor: Diógenes Faria de Carvalho
    Diógenes Faria de Carvalho
  • 15 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

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Resumo: O artigo analisa a mudança no paradigma das relações consumeristas, no Brasil, partindo da correlação entre conveniência e vulnerabilidade sob a perspectiva do consumo no ambiente digital. De início, são apresentados fatores que buscam explicar as causas que motivaram a transição dos hábitos de consumo e as implicações psicológicas e socioeconômicas ao consumidor. Para tanto, discute-se o conceito de consumidor, bem como o de vulnerabilidade, especificamente, a digital, passando pela análise da ideia de "Sociedade da Informação" buscando identificar a convergência à assimetria informacional, resultado da desigualdade do acesso a informações entre consumidores e fornecedores. Emprega-se o método dedutivo e uma visão crítica, voltada para a resolução de problemas teóricos e práticos na compreensão das relações consumeristas em ambiente digital, direcionando especial atenção aos golpes ocorridos neste espaço, a fim de buscar soluções que extrapolam a mera regulação e fiscalização pelo Estado, envolvendo todas as esferas da relação: consumidor, fornecedor e Estado.




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